Caroline Carvalho Chaves
COREN:000.349 - Obstetriz
Oiii gente!
Eu sou a Carol, mineira nascida em Inimutaba e que cresceu na capital do estado Belo Horizonte!
Desde muito nova sempre fui questionadora e até mesmo um pouco implicante com as “conformidades da vida”. Não aceitava fácil as coisas que me eram impostas, sempre com vontade de mudar a realidade que me cercava; mais tarde, já adulta, a inquietude ainda me afligia e aquela dúvida de carreira também…
Foi assim que encontrei a Obstetrícia na USP, era um curso da área da saúde e tinha toda uma grade que contemplava o biopsicossocial da mulher. Nesse curso, o cuidado em saúde estava muito além de procedimentos clínicos, mas englobava também pautas e demandas sociais e foi nesse pensamento que embarquei para São Paulo sem data pra voltar.
A Obstetrícia foi tudo que eu imaginei e muito além. Ela proporcionou que eu me descobrisse cada vez mais, descobri que fui um bebê que nasceu em parto natural lindo, de 42 semanas, conheci as histórias de parteiras tradicionais da minha cidade que trouxeram minha maravilhosa mãe ao mundo, ajudou-me a ver o mundo de outra forma, tornou-me feminista, forte e dona do meu caminho, ensinou-me que não posso e nem devo me acostumar com as injustiças da vida e me deu poder pra lutar!
Na EACH (a escola de Obstetrícia da USP) eu comecei meu caminho ajudando a fundar o Cursinho Popular EACH-USP e o andamento e desenvolvimento desse projeto foi a primeira pequena recompensa de estar seguindo o caminho certo! Nos anos seguintes me dediquei a pesquisa teórica em Obstetrícia e segui meu sonho de criança de buscar e compreender toda essa Natureza do parto, que é a base de toda a vida humana!
Entre tudo isso, fiz um intercâmbio em Piura no Peru e lá conheci uma realidade totalmente diferente, em um país muito conservador, tive a chance de lecionar temas feministas para as adolescentes de lá e ensinar mais sobre a saúde da mulher.
No final disso tudo voltei com ainda mais inquietude com a realidade brasileira e com mais força ainda pra lutar por algo diferente. Hoje estou cursando o mestrado na área de Cuidado em Saúde e atuando no Coletivo Nascer, mantendo o sonho de democratizar o acesso ao atendimento em saúde de qualidade e a transformar a experiência de parir em algo positivo, gostoso e que desse processo sempre saiam mulheres ainda mais fortes e mais seguras de terem feito uma escolha que vai contra a cultura, mas que eu tenho certeza que irá transformar as gerações que virão, para pessoas mais sensíveis, empáticas e com certeza mais amorosas!
Como diz uma frase clichê da Obstetrícia, do Michel Odent, mas que guia toda a minha carreira acadêmica e profissional “Para mudar o mundo, é preciso mudar a forma de nascer” vem com a gente nessa mudança! Acompanhem, leiam, compartilhem com quem precisa e vamos nos transformar juntos em uma sociedade mais empática. Tenho muito orgulho em ser obstetriz!
Beijosss e vejo vocês por aí (: