Lidiane Mello de Castro
COREN:000.059 - Obstetriz
Me formei no curso de Obstetrícia em 2011 gravida do meu primeiro filho, ele nasceu em uma casa de parto, foi um longo trabalho de parto e nos minutos finais me ofereceram ocitocina nasal. Quando eu contava o meu relato para as pessoas elas me diziam “Pena que não foi natural”. E foi dessa frase que eu estruturei a minha pesquisa de doutorado, para compreender o que as pessoas entendiam sobre o que é um parto, qual parto é esse que buscamos dentro do movimento de humanização e se existe uma hierarquia de tipos de parto.
Em 2017 recebi o título de doutora em ciências com a tese intitulada por um parto respeitoso e desde então venho trilhando como meu objetivo assistir as mulheres de uma forma respeitosa independentemente de onde seja, como e de que via de nascimento.
Trabalhei por 4 anos e meio em um Centro de Parto Normal do SUS, que me proporcionou muita vivência. Para compartilhar a minha experiência fui professora do Curso de Obstetrícia da USP, da pós-graduação de enfermagem obstétrica do Centro Universitário São Camilo e da UNIJUI.
Hoje eu tenho a honra de fazer parte da equipe do coletivo nascer que são profissionais experientes que caminham com o mesmo objetivo, sempre em constante aprendizado com as mulheres e suas famílias nossa maior admiração.