Parto Humanizado Hospitalar
Quais métodos de indução utilizamos?

Quais métodos de indução utilizamos?

Antes de mais nada, a indução do trabalho de parto é realizada quando há indicação de antecipar o parto. Nenhum dos métodos abaixo deve ser usado sem orientação médica e principalmente sem necessidade clínica.

Para responder essa pergunta precisamos primeiramente dividir a resposta em 3: métodos naturais, mecânicos e medicamentosos.

Sobre os métodos naturais que utilizamos:

  • Óleo de rícino: por ter efeito laxativo e contrair o intestino que está muito próximo ao útero, acaba estimulando as contrações
  • Acupuntura: pode ser ser realizada durante a gestação e no momento do parto para estimular as contrações e acelerar o trabalho de parto. Por isso, é importante ser uma profissional que te acompanha.

Métodos Mecânicos

  • Descolamento de membranas: realizado em consulta médica e quando já existe alguma dilatação, ele auxilia na liberação de prostaglandina e pode levar alguns dias para fazer efeito
  • Balão: o uso do balão é um pouco menos comum e é inserido através de uma sonda diretamente no colo do útero. Seu efeito também não é imediato e pode levar algumas horas para surtir efeito. Mais do que iniciar o parto, ele serve para preparar o colo do útero.

Medicamentos (sempre em ambiente hospitalar):

  • Misoprostrol: não é indicado para todas as gestantes e é ministrado por via vaginal. Pode levar mais de 24 horas da primeira dose para surtir efeito.
  • Propess (dinoprostrona): um pessário responsável pela maturação do colo uterino. Também demora bastante para iniciar sua função.
  • Ocitocina: por via intravenosa junto com o soro, é indicada quando o colo é favorável

O importante é a gestante conversar com a sua equipe de parto sobre os métodos e esclarecer todas as dúvidas.

Karen Leoncini fotografada por Olhar Mamifero

O Coletivo Nascer é um grupo de médicas obstetras e obstetrizes que tem por objetivo atender partos hospitalares humanizados em São Paulo, SP com custos que possam ser absorvidos por parte maior das usuárias de plano de saúde, em regime de plantão de disponibilidade. Entre em contato por aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho