Parto Humanizado Hospitalar
Exame de Streptococcus: O que você precisa saber?

Exame de Streptococcus: O que você precisa saber?

O streptococcus é uma bactéria que faz parte da nossa flora do trato gastrointestinal e pode colonizar nossa pele, ou seja, estar presente nela sem causar nenhum tipo de doença. É uma bactéria migratória, isso significa que o exame pode dar positivo hoje e negativo semana que vem.

 

Se o exame der positivo, o protocolo hospitalar é administrar antibiótico durante o trabalho de parto. Porém, as evidências científicas mostram que rtomar o antibiótico não necessariamente protege o bebê em todos os casos. Em alguns países, na Europa principalmente, o rastreio universal não é recomendado e apenas em casos de alto risco para infecção a gestante deve receber essas medicações (por exemplo, em trabalhos de parto prematuros).

 

Qualquer bebê que tenha sinais de infecção, vai precisar tomar antibiótico  na veia no hospital durante alguns dias. Ou seja, independente da mulher ter colhido ou não o exame, ter administrado antibiótico durante o trabalho de parto ou não, o bebê infectado vai precisar tomar antibiótico

 

No Coletivo Nascer, entregamos o pedido do exame às famílias e disponibilizamos todas as pesquisas para que cada um decida se quer fazer ou não. Não é um teste obrigatório, fica a critério de cada mulher.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho