Parto Humanizado Hospitalar
O que acontece com o corpo do bebê durante o parto?

O que acontece com o corpo do bebê durante o parto?

Como será o parto segundo um recém-nascido? De tempos em tempos saem resultados de ressonâncias magnéticas realizadas durante o parto para tentar analisar o que acontece com o bebê nesse momento.

A ideia desse post é trazer um pouco das mudanças fisiológicas e emocionais durante o trabalho de parto.

Vamos lá?

Quando o bebê percebe o excesso de movimentação, exercícios e as mudanças no ambiente ele já começa a se “preparar” para sair literalmente da sua zona de conforto.

No final da gestação, o bebê tende a urinar mais para manter o bom nível de líquido amniótico.

Enquanto dentro do útero, o sangue é captado através da placenta e é pelo cordão umbilical ligado à placenta e ao bebê que ele recebe oxigênio e nutrientes da mãe. Já quando nasce, ele precisa rapidamente aprender a respirar e contar com o pulmão para sua oxigenação e os nutrientes que virão pela amamentação.

Um outro órgão que é exigido no nascimento é o fígado, por isso que grande parte dos bebês nasce com uma leve icterícia ou amareladinha até que seu fígado se adapte ao novo mundo. Em outros casos, há necessidade do tratamento com banho de luz direta.

Por fim, no parto normal a cabeça é moldada no percurso do bebê até seu nascimento, e muda ligeiramente o formato. Mas após alguns dias tudo volta ao normal.

Contamos aqui um pouco sobre o parto na perspectiva de um bebê não prematuro. Cada caso é um caso, abordamos de forma genérica as ocorrências de um parto normal.

Foto: Karen Leoncini fotografada por Olhar Mamifero

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho