Parto Humanizado Hospitalar
Como funciona a equipe do Coletivo?

Como funciona a equipe do Coletivo?

Coletivo Nascer é um projeto de assistência humanizada ao pré-natal e parto hospitalar no setor privado (particular ou planos de saúde). Estruturado em regime de plantão permanente de equipes multidisciplinares compostas por médicas obstetras e obstetrizes, com a parceria de doulas, anestesistas e pediatras.

 

A estrutura em plantões funciona de modo que cada médica obstetra e cada obstetriz tem seus dias de disponibilidade para atendimentos de consultas e partos.

 

Assim, a equipe se rodizia durante as consultas de pré-natal e os atendimentos a partos. O rodízio de equipe permite que a gestante e seu acompanhante conheçam, se não todas, grande parte das mulheres envolvidas na assistência do Coletivo e se apropriem do modo de trabalho. 

 

Neste modelo, pode acontecer de no momento do parto a mulher não conhecer sua obstetriz ou obstetra. Isto, contudo, não traz insegurança para o processo uma vez que o Coletivo Nascer é composto por uma equipe alinhada e comprometida com o atendimento integral baseado em evidências científicas, autonomia feminina e respeito.

 

A assistência ao parto é baseada  no modelo transdisciplinar, focado primariamente nas obstetrizes, com as médicas obstétras à disposição para as questões que envolvem procedimentos ou mudança de risco. Assim, ambas estão disponíveis e presentes para todo o atendimento necessário. O objetivo da equipe é uma assistência humanizada, baseada em evidências, com o menor número de intervenções dentro do maior nível de segurança. Portanto a maioria dos partos será normal ou natural, e as cesarianas serão reservadas aos casos de indicação clínica. Nossa taxa atual de cesáreas é 13%. Todos os membros da equipe passam por treinamentos regulares anuais na área de obstetrícia e perinatologia, que incluem pelo menos um congresso da área e treinamento prático das emergências obstétricas. Marcar na foto: @patabdodoula @draoliviaolea @julianafreitas.obstetriz @cintiapessoatasca

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho