Parto Humanizado Hospitalar
Exterogestação

Exterogestação

Exterogestação é uma teoria elaborada pelo antropólogo Ashley Montagu, em que diz que o tempo de gestação não dura 9 meses, mas 12. Sendo que os últimos 3 meses se dão fora do útero materno. 

Os pediatras tomam essa teoria como referência para orientar que os recém-nascidos passem por uma fase de transição do útero para o mundo. 

Assim, a ideia é simular o ambiente uterino para o recém-nascido, proporcionando uma sensação de conforto e segurança que podem acalmá-los e levar bem-estar.

Alguns dos métodos utilizados são:

  • O uso do sling, mantendo o contato pele a pele do bebê com a mãe, onde ele pode continuar ouvindo a respiração e os batimentos cardíacos dela.
  • Amamentação em livre demanda. Da mesma maneira que o bebê “se alimentava em livre demanda” pelo cordão umbilical, a recomendação é que também se faça na amamentação.
  • Banho de ofurô ou banho de balde. Um ambiente aquoso, quentinho e apertadinho, da maneira como era no útero traz uma sensação de conforto e segurança ao recém-nascido.

Já falamos aqui do sling e muito sobre amamentação, mas ainda não do banho de ofurô/banho de balde. Alguém aqui tem alguma dúvida sobre isso? Deixe nos comentários!

 

Foto: @mayaranevesfoto

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho