Parto Humanizado Hospitalar
Será que eu vou ter leite? – Silvia Briani

Será que eu vou ter leite? – Silvia Briani

Uma preocupação frequente das gestantes é em relação à produção de leite para o bebê. Será que é necessário fazer alguma coisa ainda na gravidez para garantir o leite depois?
Precisa. Precisa só estar grávida 🙂

O desenvolvimento da glândula mamária acontece na gravidez, enquanto os hormônios que estão atuando para que a gravidez aconteça, também estão atuando na maturação da mama para produzir o leite. Ao longo da gestação, temos quatro hormônios básicos que preparam a mama para amamentar: a progesterona, o estrogênio, a ocitocina mais baixa, e a prolactina. A progesterona tanto prepara os seios para a amamentação como possui efeito inibidor da secreção de leite na gestação, provocando a fabricação do colostro, e por isso não tem liberação de leite durante a gravidez.
Na gravidez, a progesterona e o estrogênio são os responsáveis pelo crescimento da glândula mamária, pelo preparo dos alvéolos e o aumento dos ductos mamários. O alvéolo é responsável por produzir o leite e os ductos levam ele até os mamilos. No final da gestação, existe um maior desenvolvimento dos alvéolos, aumenta o nível da prolactina e começa a surgir uma secreção do colostro. Algumas mulheres conseguem ver o colostro saindo, e outras não conseguem enxergar ate o momento do bebê mamar e isso é absolutamente normal!!!!

Ter colostro antes do bebê nascer, ou ter só depois é perfeitamente normal e não determina maior ou menor chance de sucesso na amamentação e na produção de leite. Fique tranquila e deixe seu corpo fazer a parte dele.

Foto: @guedes_jo

A Silvia Briani é nossa enfermeira obstétrica e consultora de aleitamento materno!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho