Parto Humanizado Hospitalar
Sexualidade e Puepério – Mayara Abdul

Sexualidade e Puepério – Mayara Abdul

O puerpério, período que se inicia após o parto, é marcado por transformações que possuem a finalidade de restabelecer o organismo da mulher à situação pré-gravídica. O início do puerpério se dá uma a duas horas após a saída da placenta, já o seu término não é previsto, varia para cada mulher. Durante o período pós parto, a mulher passa por transformações, no âmbito fisiológico, anatômico e psicológico que vão influenciar na sua totalidade enquanto pessoa. E não se pode falar em totalidade da mulher enquanto pessoa sem falar de corpo e de sexualidade.

A gravidez e o nascimento da criança trazem diversas mudanças para a saúde sexual e para o bem-estar da nova mãe. A sexualidade está integrada a todo esse novo processo que a mulher vivencia, seja em relação consigo mesma, com seu próprio corpo e feminilidade ou com o contato e comunicação com o(a) parceiro(a).

Estas mudanças geralmente podem estar relacionadas a um sentimento de perda da autoestima, fadiga, cuidados com o recém-nascido, intercorrências vaginais, bem como o próprio desconhecimento do corpo feminino, associado a crenças e mitos sobre a sexualidade feminina no ciclo gravídico-puerperal, que podem acarretar em diminuição da libido, do desejo e orgasmo.

Por isso, no pós-parto o casal precisa se redescobrir, tentando preservar a sua intimidade de modo a fortalecer a relação a dois e vivenciar este momento especial com harmonia e cumplicidade.
Mas não tenha pressa, cada mulher irá perceber e se adaptar às variações do seu corpo e das suas sensações, retornando aos poucos ao que era antes ou até mesmo tendo novas experiências. Respeite sempre o tempo do seu corpo!

 

Mayara Abdul, Obstetra do Coletivo Nascer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho