Parto Humanizado Hospitalar
As Fases da Gestação e seus Sintomas

As Fases da Gestação e seus Sintomas

A gravidez é dividida em trimestres, e desde o momento da concepção até o parto,a gestante passa por inúmeras mudanças e os sintomas variam bastante. Na verdade, variam de organismo para organismo e de momento para momento da gestação. Vamos falar um pouco aqui sobre os sintomas mais recorrentes que acompanham as gestantes.

Primeiro Trimestre:

Até a 4a semana, o sintoma mais claro é o atraso menstrual ou um sangramento diferente, que pode acontecer por causa da implantação do embrião no útero. Este período é ainda

pobre em sintomas, mas algumas mulheres podem sentir sensibilidade aumentada das mamas, aumento da sensibilidade do olfato: que pode causar náuseas e vômitos, cansaço e alterações do humor.

Na 5º-6º semanas além da sensibilidade, as mamas crescem e o mamilo começa a escurecer. Os lábios vaginais também tornam-se mais escuros

Na 7a semana, o embrião aumentou de tamanho (agora do tamanho de uma ervilha), e a mulher tem sintomas mais claros como urinar mais, muito cansaço e enjoo, além de azia, prisão de ventre, excesso de salivação.

Da 8a à 12a semana, os enjoos e o cansaço tendem a desaparecer.  A gestante pode relatar sentir os movimentos do feto, apesar de provavelmente serem só as movimentações de gases pois, apesar do feto realmente se mexer muito, ele ainda é muito pequeno para que possa ser sentido.

Segundo Trimestre:

A partir da 13a semana,podem persistir sintomas como azia constipação.

Da  16a  a 20a semana, talvez os movimentos do feto começam a ser percebidos. Mas pode ser que algumas gestantes, principalmente se na primeira gestação, só tenham certeza da movimentação fetal após a semana 20.

Após a 24a semana, o feto vai se movimentar e crescer muito mais, o que pode causar insônia e intensificar os sintomas de dores na coluna e desconforto gástrico.

Atividade física, exercícios de conforto e mudança nos hábitos alimentares podem ser de grande ajuda para estes desconfortos.

Terceiro Trimestre

Na reta final, o feto está terminando de crescer e amadurecer para o nascimento. A gestante pode sentir inchaço, algum desconforto para respirar, dormir e até para se movimentar. É comum também dor na lombar e, claro, ansiedade para o parto. Os exercícios para conforto, como spinning babies ajudam muito. A convivência entre as mulheres criada no pré natal coletivo é um grande antídoto para ajudar a lidar com esses desconfortos e ansiedades.

Todos estes sintomas devem ser suportáveis e podem ser amenizados com algumas medidas orientadas pela sua equipe de pré-natal. Se algum for insuportável, procure ajuda.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho